segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Personal Mamãe e Bebê

Sempre tentando nos aproximar mais de nossas clientes e tornando cada atendimento uma ação unica, agora estamos proporcionando para Mamães e Papai uma curso especial e bem direcionado á gestação.
Neste mês de Setembro inciamos uma parceria com a enfermeira obstetra Marcia Madeira uma Personal Mamãe e Bebê. E daremos incio a cursos mensais em apoio a esses pais.

Conheça um pouco mais esse trabalho e os curso lhes ofereceremos.

PERSONAL MAMÃE - BEBÊ o programa vem revolucionar a assistência  ao binômio mãe e filho e incentivar o aleitamento materno nos lares brasiliensesA assistência é realizada por uma enfermeira-obstetra e um técnico de enfermagem que acompanhará a mãe e sua família, durante todo período necessário a sua independência e bem-estar.
Antes, durante e após o nascimento do bebê, existem significativas mudanças no organismo da mãe e no ambiente familiar que necessitam de  acompanhamento  e apoio de profissionais especializados visando o bem estar de todos os atores desse processo.
Além das alterações físicas ao retornar para casa, a mãe terá uma nova rotina que inclui amamentação, troca de fraldas, banhos e curativos do coto umbilical, tarefas muitas vezes um pouco complicadas principalmente para as "mamães de primeira viagem". O objetivo do nosso programa é tornar este momento o mais tranquilo e prazeroso possível.
Primeiramente, todos os pais, antes mesmo de seu bebê nascer, devem escolher quem irá cuidar, tanto no sentido de escolher uma enfermeira obstetra como uma técnica de enfermagem, que ficará responsável pelo seu filho nos primeiros momentos de vida bem como a baba ideal.
A maioria dos pais ficam tão preocupados em arrumar o quarto, o enxoval, ver a maternidade, ver como será o parto, que se esquece de que a escolha destes profissionais que é muito importante para o dia a dia de seu filho e de todos.
Quando o bebê sai da maternidade, é o começo de uma vida em casa. Por isso, o primeiro cuidado que um bebê necessita é a proximidade da sua mamãe. Na atualidade, é comum que logo após o nascimento se coloque o bebê em cima da mamãe, e se trate também de fazer o chamado "rooming-in" (o pequeno internato junto da mamãe, e não separados em distintos espaços), porque o seu lugar é ao lado dela.
Sobretudo para as mamães primíparas, os primeiros dias de vida trazem conjuntamente, diversas sensações. Por um lado, é o momento da separação entre ela e o seu filho depois de meses de contato intimo e por outro lado tem o puerpério e seus incômodos normais pelo fato de ter tido um filho. Somado a isso, tem a responsabilidade total do pequenino, por quem às vezes se sente atemorizada.
Há que viver a experiência para compreender o que significa para uma mãe entregar-se a um recém-nascido. E isso é muito difícil nos primeiros dias, nos quais se estabelece a relação mãe-filho e se aprende a interpretar as necessidades de seu bebê.
A mamãe necessita de muitíssimo apoio, e – para poder dar ao seu filho o que necessita – é muito importante que saiba relaxar-se ao máximo nos momentos em que se sente mais tensa. Geralmente, a maioria das dificuldades têm a ver com a alimentação; e na realidade não são (a natureza encarrega-se de que a maioria das mamães tenham leite), trata-se somente de dificuldades no estabelecimento do vínculo.
É a mamãe que estando relaxada e bem assessorada, é a mais indicada para acalmar o seu filho. Muitas vezes, isto é difícil porque não têm o conhecimento de como se cria um bebê, ou porque estão muito tensas, e por fim – devido ao fato da relação funcionar como um "espelho" – o bebê também fica tenso. Superado o problema do vínculo mãe-filho – base de todos os cuidados – podemos focar os cuidados quotidianos do bebê.
Por isso nossos profissionais estão capacitados para realizar as atividades relacionadas abaixo objetivando  o seu conforto, comodidade, segurança e tranquilidade em relação aos cuidados de seu filho. 

ATIVIDADES OFERECIDAS:

  • Orientar os pais naquelas dúvidas mais comuns no dia-a-dia;
  • Acompanhar a mamãe e o bebê durante pré-natal,parto e puerpério;
  • Confeccionar e organizar o chá do bebê com lista personalizada de acordo com a proposta de um nascimento saudável;
  • Acompanhar durante as primeiras semanas do pós-parto;
  • Realizar os cuidados com o recém-nascido;
  • Apoiar durante as primeiras semanas da amamentação;
  • Promover treinamento de babás;
  • Assessorar para o crescimento e desenvolvimento saudável;
  • Cursos para grupos de gestantes e seus familiares;
  • Oferecemos também suporte de babysitter diária para ajudar aos pais que  necessitam de suporte para férias, festas, viagens, final de semana e etc...
  • Atividade física para gestante, bebê e no pós-parto;
  • Orientar na alimentação da gestante,puérpera e do bebê após o sexto mês de vida;
  • Shantala e ofurô para seu bebê;
  • Como carregar seu bebê em um sling.
    Enfermeiro no Aleitamento Materno e na Assistência ao binômio mãe e filho.

    Muitas mães não possuem informações claras e adequadas sobre amamentação e  por falta de apoio e assistência adequada deixa precocemente de amamentar seus filhos, ocasionando problemas que poderiam ser prevenidos, diminuindo a possibilidade de um crescimento físico e mental  com maior qualidade para os seus bebês. Para as mães, a amamentação traz váriasvantagens, entre elas, a regressão mais rápida do útero, prevenção do câncer de ovário, útero e mamas e diminuição do risco de hemorragia e de anemia pós-parto entre outras”. O Ministério da Saúde indica o Aleitamento Materno por 6 meses exclusivamente e  depois por até dois anos ou mais.
    O aleitamento materno fornece nutrientes, calor e carinho e é essencial na primeira meia hora pós-parto, sendo um diferencial  comprovado cientificamente como importante  para o começo do vínculo entre a mãe e o bebê, para o estabelecimento do aleitamento materno e diminuição da mortalidade infantil nas primeiras horas de vida. A observação da pega e sucção do recém-nascido nestes  primeiros momentos, poderá resultar na detecção precoce de problemas, os quais poderão acarretar o desmame precoce.
    O trabalho do enfermeiro visa facilitar a vinculação afetiva entre mãe, bebê e família, bem como,estimular e acompanhar o cuidado da mãe na assistência ao seu bebê a termo ou prematuro, preparando todos  para a alta do bebê e, conforme necessário, realizar visitas domiciliares de acompanhamento no pós-alta. Deste modo, as intervenções oferecidas, como o acolhimento, as reflexões e as informações às gestantes e sua família, tendem a minimizar a ansiedade própria deste momento, favorecendo a interação e vinculação com este bebê.
    O cuidado com a alimentação e nutrição da gestante é essencial  também para seguir com uma gestação saudável e tranqüila; e para o bebê ter boas condições de se desenvolver e nascer com saúde.
    A atividade física no pré-parto prepara a gestante utilizando-se de exercícios de fortalecimento para a musculatura perineal, membros superiores e inferiores através de exercícios isométricos e aeróbicos; alongamentos; exercícios de correção postural para favorecer o equilíbrio corporal da gestante; técnicas de respiração para parto; drenagem linfática para prevenir e ou evitar transtornos circulatórios.
    O objetivo da atividade física no pré e pós-parto é garantir à gestante uma gravidez mais saudável e tranqüila.

    PERSONAL MAMÃE - BEBÊ  vem para apoiar você e toda a sua família  para o momento mais feliz da sua vida e de sua família que é a chegada de um novo e único ser. 

    Parceria Excelence Care by Kids Closet 

    Sem comentários: